• banner bolsa de estudo
  • banner aprovação medicina
  • banner aprovados unicamp
  • banner aprovados

Bixo Aprovado

  • Compartilhar
  • Oficina do Estudante no Facebook
  • Oficina do Estudante no Twitter
  • Imprimir Imprimir

FELIPE FAVARO FREGONEZI - ENGENHARIA CIVIL | UNICAMP, UNESP E PUCCAMP


Felipe Favaro Fregonezi, aluno da 3ª série do Ensino Médio da Unidade Brasil, foi um sucesso nas provas de vestibular e foi aprovado em três universidades, sendo duas públicas para o curso de Engenharia Civil: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puccamp). O aluno de 17 anos já decidiu o seu futuro: “Vou estudar na Unicamp, por questão de logística, pelo fato de eu não ter que me mudar de Campinas, e também, pela questão acadêmica, já que é uma das melhores universidades da América Latina.” Boa sorte, Fe! Muito sucesso nessa nova empreitada!

Oficina: Você passou direto da 3ª série do Médio. Esperava por essas aprovações? Conte sobre a sua rotina e como foi o seu ano de estudos.

Aluno: Apesar dessa não ser uma tarefa fácil, eu sempre acreditei que seria capaz de passar direto. Então, com muito esforço e estudo, isso se tornou realidade. Nos primeiros seis meses do ano eu não fiquei 100% para os estudos, já que fazia parte de uma equipe de basquete. Porém, após as férias de julho, tive de abdicar de praticar o esporte para assim poder focar totalmente nos estudos: fiz resumos sobre as matérias, que me ajudaram muito nas semanas antes das provas para poder relembrar facilmente de algum assunto e, também, fiz muitos exercícios.

Oficina: Qual foi a sua sensação ao ver seu nome nas listas de aprovados? E por que a escolha pela Engenharia Civil?

Aluno: Uma mistura de felicidade e alívio. Foi a materialização de todo o esforço feito para este resultado. A escolha pela Engenharia Civil se deu pelo fato de eu gostar e ter facilidade com as matérias de Exatas, e, também, por conta de minha irmã também ter feito este curso.

Oficina: Como os professores da Oficina ajudaram você a conquistar a vaga? Tem algum professor que você queira destacar na sua jornada de Oficina? Se sim, conte quem é, o motivo ou algo que ele tenha falado e marcado você.

Aluno: Os professores da Oficina sempre foram os melhores possíveis. Eles sempre estiveram ao meu lado para o que quer que fosse e me ajudaram muito. Um professor que eu gostaria de destacar é o Pietro, de Química. Ele sempre levou as aulas de uma forma leve e interessante e fez com que os alunos, que não gostam da matéria como eu, conseguissem entendê-la.

Oficina: Qual dica / quais dicas você pode dar para quem tem o objetivo de passar numa universidade pública?

Aluno: Uma dica que eu posso dar é: estar preparado mentalmente para os vestibulares é tão importante quanto estar preparado academicamente. A pressão que os outros, e até você mesmo, coloca sobre você pode acabar prejudicando na hora de fazer a prova, o deixando nervoso, ansioso e fazendo com que o seu desempenho não seja condizente com a sua capacidade.